Acesso Restrito

Acesso Restrito
  • Cadastre-se
  • Esqueceu sua senha?

Guerra dos Cipaios na Índia

Guerra dos Cipaios foi uma luta contra o imperialismo inglês

O século XIX foi marcado pela hegemonia mundial inglesa nas esferas econômicas e políticas. Nesse período, vários países da Ásia foram dominados politicamente, economicamente e culturalmente pela Inglaterra, que almejava a busca por matéria-prima, mão de obra e mercado consumidor. Os britânicos colonizaram vastos territórios, do mar Vermelho ao Oceano índico, com o objetivo de aumentar seu poderio comercial perante os outros países industrializados.

A Índia foi a colônia que mais sofreu influência da política imperialista inglesa, pois passou por transformações culturais promovidas pelo contato com os colonos, que controlaram essa região até metade do século XX. Além disso, os indianos também sofreram influências na esfera econômica, pois os comerciantes locais foram prejudicados pela concorrência industrial da Inglaterra.

Para controlar os seus interesses, os ingleses obrigaram os jovens indianos a se alistar no exército da Companhia das Índias Orientais. Esses soldados ficaram conhecidos como Cipaios e tinham como objetivo garantir segurança para o transporte e comercialização dos produtos da Inglaterra. O número de soldados cipaios foi aumentando até atingir 200.000 integrantes e junto com isso o descontentamento perante os baixos salários; o pagamento de impostos feito por eles também cresceu.

O grande contingente de soldados contribuiu para que eles arquitetassem um movimento contra os colonos, mesmo tendo eles um poderio militar invejável. Um dos motivos do conflito, que iniciou em 1857, foi o fato de os cartuchos das armas inglesas serem revestidos de graxa animal. Essa prática de usar gordura animal nas armas era contrária às crenças indianas e, por isso, vista como inadequada pelos indianos, que até proibiam o consumo da carne de gado.

Com a explosão do movimento, vários oficiais ingleses foram perseguidos e assassinados pelos integrantes dos cipaios. Os líderes do movimento eram contra a administração política e econômica dos britânicos. Contudo, a partir de 1859, os cipaios foram controlados militarmente, e no ano de 1876, o primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli intensificou a colonização indiana, aumentando ainda mais a influência nessa região.


Por Fabrício Santos
Graduado em História






Brasil Escola

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação