Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Guerra dos Ducados (1864)

Representação da Batalha de Dyboel, feita por Jørgen Valentin Sonne (1801–1890)
Representação da Batalha de Dyboel, feita por Jørgen Valentin Sonne (1801–1890)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Guerra dos Ducados ocorreu em 1864 e colocou em lados opostos do campo de batalha a Dinamarca contra a Prússia e a Áustria. O alvo da disputa eram os ducados de Schleswig e Holstein, que se localizavam ao sul do território dinamarquês.

O ducado de Schleswig era autônomo e a população era em sua maioria de origem dinamarquesa. O ducado de Holstein, por sua vez, tinha uma maioria germânica entre os habitantes de seu território. Os dois ducados eram ligados por laços de familiaridade com a coroa dinamarquesa, apesar de o Holstein compor a Confederação Germânica, formada ao fim das guerras napoleônicas e liderada pela Áustria.

Os conflitos pelo controle dos territórios dos ducados estavam relacionados ao processo da Unificação Alemã e do protagonismo alcançado pelo reino da Prússia nesse período, sob o comando de Otto von Bismarck. Uma primeira ocupação do Holstein ocorreu em 1851 pela Confederação Germânica com o objetivo de restabelecer a situação política que vigorava antes das revoluções de 1848. Em resposta, o rei da Dinamarca, Frederico VII, garantiu que os dois ducados não seriam separados, além de estender a validade da constituição democrática dinamarquesa a eles.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a morte de Frederico VII e a ascensão ao trono de Cristiano IX, uma nova Constituição foi colocada em vigor no Schleswig. Essa medida foi o estopim que a Confederação Germânica, liderada pela Prússia e pela Áustria, utilizou para invadir novamente os ducados.

A declaração de guerra ocorreu em 01 de janeiro de 1864. As demais potências europeias, como a França e a Inglaterra, não interviram nesse conflito, facilitando a vitória germânica. A Batalha de Dyboel representou o fim da resistência dinamarquesa, e, em 1865, a administração política do ducado de Schleswig foi passada à Prússia, e o Holstein ficou com a Áustria.

Novos conflitos em relação aos ducados iriam surgir em 1866 quando a Prússia, no intuito de tirar da Áustria a predominância na Confederação Alemã, declarou guerra a esse reino pelo controle dos dois ducados. A vitória prussiana garantiu o controle sobre os dois ducados e possibilitou o fortalecimento de seu objetivo unificador dos estados germânicos, o que ocorreu finalmente em 1871, após o fim da guerra Franco-Prussiana.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Guerra dos Ducados (1864)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-dos-ducados-1864.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante