Acesso Restrito

Acesso Restrito
  • Cadastre-se
  • Esqueceu sua senha?

A guerra do Congo

Soldados da República do Congo
Congo é uma República Africana situada no coração do continente, no decorrer do século XIX os belgas se apoderaram desse território. O processo de colonização do continente africano para a divisão das colônias por parte dos Europeus ocorreu em 1885, em Berlim, cidade Alemã, que sediou a conferência.

Na Conferência de Berlim ficou definido que o Congo seria explorado pela Bélgica, mas do século XIX até a primeira década do século XX a posse pessoal era do Rei belga Leopoldo II, e só a partir dessa data que o país africano foi efetivado como colônia.

Mais tarde, na década de 50, Congo revelou um guia nacionalista de nome Patrice Lumumba, a partir de sua ideologia patriótica iniciou um processo de lutas em busca da independência do país em relação à metrópole, no caso, a Bélgica, promovendo uma série de manifestações de grandes proporções com o apoio popular.

Após muitas manifestações internas ocorridas no Congo os belgas resolveram entregar o território e logo depois foi instituída a independência do país. Após esse processo de transição o primeiro Presidente foi Joseph Kasavubu acompanhado do primeiro-ministro nacionalista Lumumba.

No entanto, o processo de descolonização não garantiu a paz no Congo, pois em pouco tempo depois Moisés Tshombe, que governava uma província chamada de Katanga, colocou em prática uma iniciativa de caráter separatista com o apoio militar das tropas belgas, isso com a ajuda de recursos financiados vindos de empresas multinacionais que queriam explorar as riquezas minerais presentes no território do Congo, para alcançar a possibilidade de extração não aprovava as ideologias nacionalistas e, pior ainda, as socialistas de Lumumba.

Tendo em vista a situação de pressão que a República do Congo estava passando o governo pediu a ajuda das autoridades da ONU, então foram enviadas forças de paz, entretanto, não obtiveram êxito. Os Estados Unidos, temendo que a ideologia socialista se expandisse no continente, levantaram um grande incentivo para retirar do poder o socialista Lumumba, com a pressão esse líder foi logo substituído pelo General Joseph Mobutu.

Em pouco tempo depois Lumumba foi preso pelos rebeldes de Katanga e foi assassinado em 1961. O país começou a estabilizar politicamente em 1964, quando as forças de paz deixaram o território. A tranqüilidade durou pouco, pois Tshombe realizou uma tentativa de tomada do poder, promovendo uma nova rebelião. Uma das últimas mudanças ocorridas foi em 1971, no qual o nome foi substituído.





Brasil Escola

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação