Acesso Restrito

Acesso Restrito
  • Cadastre-se
  • Esqueceu sua senha?

Guerra Russo-Japonesa

Uma representação da Guerra Russo-Japonesa
A guerra Russo-japonesa foi provocada pela intenção de conquista da Coréia e da Manchúria por parte dos russos e dos japoneses. Após o Tratado de Shimonoseki, os russos obrigaram os japoneses a restituir Porto Arthur, as tropas russas ocuparam o território e se expandiram pela Manchúria.

Vários acordos diplomáticos foram tentados, então os japoneses tomaram posse do porto, confrontaram e derrotaram seus adversários, essa foi a primeira vez que um país europeu foi superado por uma nação asiática, essa guerra contribuiu para agravar a crise Russa em seu regime Czarista, e posteriormente desencadeou a Revolução Russa, em 1917.


Na batalha naval a frota Russa era inferior a japonesa, no confronto terrestre o Japão teve uma larga vantagem em contingente de soldados, enquanto a tropa Russa contavam com 80.000 mil soldados mal preparados, os japoneses possuía 270.000 mil soldados treinados e equipados.

No dia 27 de maio de 1905, os russos enviaram 38 belonaves ao território japonês, 27 foram derrubadas, no outro dia o saldo da batalha foi: Russos 4.380 mortos, 1.862 feridos, 5.917 prisioneiros, enquanto o Japão teve perdas insignificantes em relação as baixas russas, 117 mortos e 583 feridos.

Século XX - Guerras - Brasil Escola






Brasil Escola

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

R7 Educação